COMO EVITAR O MAL ESTAR EM LOW CARB: SAL
- Retirado do Blog do Dr. Souto
- 6 de abr. de 2016
- 1 min de leitura

No início de uma dieta low carb, é muito comum queixas de mal estar, dores de cabeça, tonturas, fraqueza, além de câimbras.
A maioria das pessoas (e, infelizmente, isso inclui a maioria desinformada da área da saúde), atribui isso à falta de glicose no cérebro e músculos. Isso ignora o fato de que low carb não provoca redução significativa de glicose. Como sabemos, o fígado secreta glicose em quantidade suficiente para manter a glicemia estável mesmo em longos períodos de jejum, isso é constatado nos exames laboratoriais em que se devem fazer exames com 12 horas de jejum e a glicemia continua normal, então a glicose não está vindo da dieta. Prova mais do que suficiente da capacidade de o fígado produzir glicose. Em outras palavras, pessoas que estão tontas ou com dor de cabeça em low carb, quando medem a glicemia , estão quase sempre com os níveis normais, e estão atribuindo, erroneamente, os sintomas à hipoglicemia, tontura, cefaleia, fraqueza e câimbras acontecem devido a um desequilíbrio hidroeletrolítico, e A SOLUÇÃO É O SAL E NÃO O AÇÚCARa solução é o sal e não o açúcar.
Para prevenir ou tratar os sintomas desagradáveis decorrentes do desequilíbrio hidroeletrolítico causados pela restrição de sal em uma dieta low carb, a maioria dos autores sugerem o consumo de mais sal e água, preferencialmente na forma de caldos e sopas, nos quais os demais eletrólitos dos vegetais e das carnes (tais como potássio e magnésio), ficam preservados.
Essa simples precaução irá evitar, literalmente, muita dor de cabeça!
Comentarios