top of page

Dia do Lixo para voltar a queimar gordura!

  • Ana Morari
  • 29 de jun. de 2016
  • 4 min de leitura

O dia do lixo é um importante componente de algumas dietas – sendo uma das cinco regras da Slow carb, e um dos princípios por trás das “refeições de gala” da Dieta Dunkan.

Quem se beneficiou de mais este trunfo não quer mais abrir mão disso. Afinal, que outra dieta de emagrecimento possibilita comer o que quiser e quanto quiser, com muitas opções saborosas e ainda ter um dia no qual se possa comer aquelas besteiras que em outras dietas você se crucificaria no momento em que subisse na balança ou tirasse as medidas novamente?

Porém, muitos ainda têm dúvidas quanto aos motivos pelos quais o dia do lixo funciona. Então, tirando algumas dúvidas...

[if !supportEmptyParas] [endif]

Você sabe o que acontece com seu corpo quando você está fazendo uma dieta?

Quando você faz dieta, você diminui significativamente o número de calorias ingeridas ao longo de um período. E a ingestão calórica está muito ligada à secreção de leptina, um hormônio muito importante, pois uma das suas funções é auxiliar no controle da glândula tireóide que é uma glândula fundamental para sua habilidade de emagrecer.

Sendo assim, a queda na circulação de leptina em seu corpo acarreta a queda na circulação dos hormônios T3 e T4.

E, quando isso acontece, seu metabolismo desacelera dramaticamente, e você perde menos peso.

Pense nisso por um momento: você come menos, e sua perda de peso diminui. Não parece justo! Mas é isso que acontece quando seus hormônios trabalham contra você.

Felizmente, há um jeito de fazer com que estes hormônios trabalhem a seu favor, isto é, trabalhem na queima de gordura corporal!

Temos de nos lembrar que os níveis de leptina têm uma relação direta com a sua ingestão calórica. Isso é, assim como eles diminuem com a ingestão de menos calorias, eles aumentam quando você ingere mais – e aumentam muito quando você consome um montão delas! E, com algumas poucas exceções, não importa muito de onde essas calorias vêm.

Essa explicação vem diretamente do livro de John Romaniello e Adam Bornstein, Man 2.0: Engineering the Alpha (ainda não disponível em Português).

[if !supportEmptyParas] [endif]

Como Resolver esse Paradoxo?

[if !supportEmptyParas] [endif]

Ok, então você deve estar se perguntando, o que faço para evitar a estagnação no seu emagrecimento? Concorda que de acordo com o que lemos até agora precisamos assegurar uma subida nos níveis de leptina, conseqüentemente devemos aumentar a ingestão de calorias?

E a melhor maneira de fazer isso é boa demais: você reserva um dia inteiro ou, inicialmente comece com uma refeição apenas, para comer tudo o que você quiser uma vez por semana. Os nutricionistas chamam este trunfo de “realimentação estratégica”.

Então, esse tal “dia do lixo” aumenta seus níveis de leptina, o que te auxilia a voltar a queimar gordura.

Eu, particularmente quando resolvo fazer o dia do lixo, procuro sempre dar preferência para coisas que não contenham farinha, ou pelo menos, evito os alimentos que sei que tenho um certo comportamento compulsivo frente a eles. Afinal, não vou correr o risco de me sabotar e voltar para o vício. Comparo isso ao drogado ou o alcoolatra que em meio a um processo de reabilitação pensa: há! Mas é só um baseadinho. Há! Mas é só um golinho! Pronto! Corre-se o risco de o cara cair na própria armadilha.

Também não podemos perder de vista o objetivo de comer saudável, de se alimentar com comida de verdade. Sabemos que porcaria tem um momento de prazer curto e um período de sofrimento longo. Então, pense em uma montanha de calorias, o mais saudável possível, Por exemplo: frutas com chocolate, quem sabe uma bela macarronada com legumes, lasanha, arroz e feijão, enfim. Se você é low carb/paleo já sabe o que é comida de verdade e já sabe quais alimentos são mais prejudiciais ao seu processo de mudança de vida. Muitas vezes são alimentos que você gosta e que não são permitidas corriqueiramente em low carb, mas agora você já viu que não precisa dizer adeus pra nunca mais.

Comprovadamente, é melhor comer tudo de uma vez do que um pouquinho por dia.

[if !supportEmptyParas] [endif]

Três benefícios hormonais do Dia do Lixo:

[if !supportEmptyParas] [endif]

1) Melhora na regulação dos hormônios da tireoide:

Quando seu corpo percebe um déficit calórico, diminui a produção de T3 e T4 – ambos importantes hormônios que executam funções de regulação do metabolismo. Um dia do lixo pode auxiliar o aumento da secreção desses hormônios;

2) Aumento no gasto calórico em 24 horas:

O superávit calórico do dia do lixo faz seu corpo aumentar a taxa metabólica basal. Estudos demonstram que esse aumento pode chegar a quase 10%, e acredita-se que possa ser ainda mais significativo;

3) Aumento na circulação de leptina

Este é provavelmente o melhor benefício dos dias do lixo (ao menos de uma perspectiva de perda de peso). Pois o aumento da leptina, além dos benefícios já apontados, ainda aumenta a termogênese (queima de gordura).

Os benefícios do dia do lixo, então, atuam em duas frentes: Por um lado, você tem os benefícios físicos e fisiológicos (dos quais já falamos acima). Por outro lado, ele também oferece uma pausa mental e emocional do “mindset” de dietas.

[if !supportEmptyParas]

[endif]

NA PRÁTICA...

1) Não precisa se estufar de comer. Coma o que quiser, o quanto quiser, mas não se obrigue a comer demais. Os dias do lixo devem ser divertidos, e não uma chateação;

2) Compre suas comidas “lixo” apenas no dia do lixo. Na manhã do dia seguinte, jogue-as fora ou dê para alguém, ou ainda, compre pequenas porções só para o dia em questão. Lembre-se: se estiver disponível na sua casa, você vai acabar comendo-as;

3) Coma suas refeições e as deixe o mais “lixo” possível, mas não precisa comer o que não gosta (ou não pode): se não gosta de pizza ou sorvete (sim, tem gente que não gosta!), não precisa comê-los.

Se tem intolerância a lactose, por exemplo, pode deixar o chocolate de lado. O principal para o seu dia é que você ingira muitas calorias e carboidratos, então se você estiver caprichando nisso, relaxe.

É completamente normal um dia do lixo com frutas e carnes, basta não se esquecer desses dois itens;

4) Divirta-se. Coma sem culpa. Lembre-se sempre de que é um dia estratégico, e necessário para que você possa ficar ainda mais em forma!

Fonte: Senhor Tanquinho


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Ana Morari

Siga Magra De Vez Com Low Carb :

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • YouTube Clean Grey

Whatsapp: 051-8205-0220  

© 2016  Magra de Vez com Low Carb - O Plano. 

bottom of page