O assassino oculto da tireóide: o glúten
- anamorari
- 14 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Os micronutrientes são uma parte importante da dieta no que se refere a problemas da tireoide.
Entretanto, ainda existem outros fatores que também podem provocar problemas nessa glândula – seja por causa de seus efeitos na tireoide especificamente, ou porque eles provocam uma resposta autoimune geral.
Um dos grandes contribuintes para problemas da tireoide é o glúten.
Uma vez que muitos dos problemas da tireoide são causados ou piorados pela autoimunidade, o glúten pode contribuir para a desregulação da tireoide em geral, por causar permeabilidade do intestino.
Normalmente, as paredes do intestino são impermeáveis, significando que partículas de dentro do intestino não passam através dele para a corrente sanguínea.
Porém, comidas como o glúten podem enganar as paredes do intestino, que permitirão sua passagem assim mesmo (ou seja, o intestino fica permeável), o que permitirá que o glúten passe para sua corrente sanguínea.
Nesse momento, o sistema imunológico reconhece que o glúten não faz parte da corrente sanguínea e o ataca.
Infelizmente, esse mecanismo provoca uma resposta autoimune geral em todo o corpo, fazendo com que o seu sistema imunológico ataque suas próprias células, juntamente com o glúten invasor.
Já que os problemas da tireoide são em parte originados por disfunções do sistema imunológico, o fato de o glúten provocar essa reação autoimune (devido ao intestino permeável) já seria motivo suficiente para bani-lo da dieta se seu objetivo é realmente cuidar da tireoide.
Entretanto, o buraco é mais embaixo: porque o glúten contém gliadina, uma proteína que é quimicamente similar à tireoide.
O que quer dizer que, quando o sistema imunológico cria anticorpos contra a gliadina, esses mesmos anticorpos irão acabar por danificar a tireoide.
Além disso, estudos descobriram que a doença celíaca (uma doença autoimune caracterizada pela intolerância ao glúten) está fortemente associada com distúrbios autoimunes da tireoide, provendo assim mais evidências de que pessoas com problemas na tireoide deveriam evitar completamente alimentos que contenham glúten.
Um alto nível de Ácidos Graxos Poliinsaturados (abreviados em inglês como PUFAs) também podem afetar o funcionamento da tireoide – essas gorduras causam inflamação, que pode danificar a tireoide.
Tanto quanto algumas comidas específicas que você come, o estado da sua flora intestinal também pode afetar o funcionamento adequado da tireoide, já que a flora intestinal ajuda a converter T4 em T3. Um desequilíbrio da flora intestinal tornará essa conversão ineficiente, e pode contribuir para a falta de T3 no seu corpo.
Assim, mesmo que os fatores alimentares que afetam o funcionamento da tireoide sejam altamente complexos e não possam ser atribuídos a uma “causa” está claro que uma dieta simples e saudável, baseada em comida de verdade, como a Dieta Paleo ou Low carb irá contribuir muito positivamente para a sua saúde e para a saúde da sua tireoide.
Fonte: www.senhortanquinho.com
Comments